terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Alguns Esclarecimentos...

Queridos amigos, no último domingo (26/02/2012) eu havia publicado uma matéria sobre o ballet romântico, e essa postagem gerou o primeiro comentário em nosso blog. A pessoa em questão foi muito simpática em suas colocações, e a mesma me apontou alguns fatos que eu realmente deixei passar... Peço desculpas a todos!!!
Para compor essa série de postagens estou me baseando em matérias da versão em inglês do site Wikipédia e também em uma matéria publicada no blog da Luiza Bandeira. O fato é que a matéria em questão deixa passar um outro momento importante da história da dança: O Ballet Clássico! E ainda nessa confusão, fui questionada sobre o porque de ter mencionado "A Bela Adormecida" como um ballet romântico.
Quem me conhece, sabe que sou apaixonada pela obra de Tchaikovsky, e ele é de fato um compositor romântico, o maior do século XIX. Porém foram justamente essas terminologias (Clássico, Romântico...) que me deixaram na dúvida... Por isso, resolvi escrever uma mensagem ao Maestro João Maurício Galindo, que tem um programa na Rádio Cultura FM de São Paulo chamado "Pergunte ao Maestro", onde ele responde qualquer dúvida relacionada a música de Concerto. Eu perguntei o seguinte:

Maestro,
Gostaria que o senhor me esclarecesse uma dúvida... Amo as peças de Tchaikovsky, em especial suas composições para ballet, que o tornaram o maior compositor romântico do século 19, segundo algumas pesquisas que fiz. Ontem (domingo) fiz uma postagem no blog da escola de ballet que faço aula falando sobre o ballet romântico, e recebi um comentário muito "simpático" de alguém que questiona o fato de eu ter citado "A Bela Adormecida" como sendo um ballet romântico. E ao comentar com uma amiga que é bailarina profissional, ela me disse que essa peça é o ponto alto do Ballet Clássico... Afinal de contas, "A Bela Adormecida" é um ballet Romântico ou Clássico???


E muito gentilmente, o Maestro me respondeu o seguinte:

Cara Juliana,
Em primeiro lugar, essas definições "música clássica", "música romântica", "música barroca", "balé clássico", "balé moderno", muitas vezes mais confundem do que ajudam.... Sabe, no fundo, seria melhor que elas não existissem, porque evitariam confusões como essa que você descreve.
Deixe-me então tentar esclarecer um pouco as coisas pra você.
Tchaikovsky era um compositor romântico. Não há a menor dúvida quanto a isso. Mas o tipo de balé que se fazia na época dele é conhecido HOJE por balé clássico. O balé é clássico, mas a música é romântica. Não é um contrasenso? Mas infelizmente é assim, essa terminologia usada nas artes não é nada precisa.
Quer ver a confusão aumentar? Olhe só: se alguém disser que Tchaikovsky é um compositor clássico, no sentido de que ele não é um compositor de música popular, também estaria certo....
Por isso, eu lhe recomendo não se preocupar com o comentário que leu no Blog, pois a música e a dança são atividades maravilhosas que enriquecem a alma e vão nos acompanhar por toda a vida!
É isso!


Um grande abraço do
Maestro Galindo


Bom, essa resposta esclareceu todas as minhas dúvidas, e começo a entender melhor algumas coisas...

Meu intuito é pesquisar e publicar informações do modo mais correto possível, e que sejam úteis a todos que estudam e/ou se interessam por dança, afinal os materiais relativos a essa arte são muito escassos.
Agradeço muito a você, que nos deixou o comentário em questão, por compartilhar seus conhecimentos conosco. Guardei a referida postagem nos rascunhos e assim que possível, farei as devidas correções.

E agora voltamos a programação normal...

Nenhum comentário:

Postar um comentário