sábado, 11 de fevereiro de 2012

Um pouco mais sobre o ballet...

Oi pessoal, td bem com vcs???
Hj estou começando uma série de matérias para falarmos um pouco mais sobre essa arte fantástica que é dança. Eu não sei de vcs, mas eu, particularmente, pesquiso MUITO sobre dança, principalmente o ballet, que é minha paixão... E posso afirmar, quanto mais eu conheço mas eu me interesso por essa arte! Minha mãe mesmo costuma dizer: Vc não gosta só de uma peça, vc gosta de TODAS!!! kkkkkkkkk Todas as que conheço, pelo menos, e podem ter certeza que tenho muito o que compartilhar com vcs...
Mas antes, me respondam uma coisa: Vc aí, que faz aula de ballet, já parou pra pensar quando essa história de Ballet Clássico começou??? Bom, eu já!!! kkkkkkk


Tudo começou por volta do ano de 1400, lá na Itália. Nessa época os nobres italianos divertiam seus ilustres visitantes com espetáculos de poesia, música, mímica e dança. Esses divertimentos apresentados pelos cortesãos eram famosos por seus ricos trajes e cenários muitas vezes desenhados por artistas célebres, como Leonardo da Vinci.
O primeiro ballet registrado aconteceu em 1489, comemorando o casamento do Duque de Milão com Isabel de Árgon. Os ballets da corte possuíam graciosos movimentos de cabeça, braços e tronco, e pequenos e delicados movimentos de pernas e pés, estes dificultados pelo vestuário feito com material e ornamentos muito pesados. Era importante que os membros da corte tivessem um bom conhecimento do assunto, por isso, surgiram os professores de dança que viajavam por vários lugares ensinando danças para todas as ocasiões: casamento, vitórias em guerra, alianças políticas, etc.
Quando a italiana Catarina de Medicis se casou com o rei Henrique II e se tornou rainha da França,
esse tipo de espetáculo foi introduzido na corte francesa com grande sucesso, sendo "O Ballet Cômico da Rainha" o mais famoso dessa época, apresentado em 1581 para celebrar o casamento da irmã de Catarina.
Mas foi 100 anos mais tarde, no reinado de Luis XIV que o ballet atingiu seu auge.
Eis aí um fato que os livros de História tradicionais não contam... Esse rei foi um grande amante da dança, sendo ele um exímio bailarino. Ele dançou pela primeira vez no ballet da corte com 12 anos de idade, sempre interpretando figuras importantes, fundou a Ópera de Paris em 1661, e seu título de "Rei Sol" vem de uma apresentação que ele participou e durou mais de 12 horas!!!
O professor Pierre Beauchamp foi o criador das cinco posições dos pés, que se tornaram a base de todo aprendizado acadêmico do Ballet Clássico. A dança se tornou mais que um passatempo da corte, se tornou uma profissão e os espetáculos de ballet foram transferidos dos salões reais para os teatros.
No começo, todos os bailarinos eram homens, que também faziam os papéis femininos. Quem diria que em algum momento da história os homens é que levavam a fama no ballet, hein??? E ainda hoje, em pleno século 21, existe o preconceito de que todo homem que faz ballet é gay. Infelizmente os leigos generalizam muito, mas quem faz dança sabe que não é assim... Talvez essa teoria (meio antiquada, na minha opinião) vem justamente desse fato dos homens que interpretavam papéis femininos. Apesar de estranho, era muito comum, não só no ballet como também no teatro. Isso pode muito bem ser observado em filmes como "Sonho de uma Noite de Verão", com Kevin Kline e Michelle Pfeiffer, e "Shakespeare Apaixonado", com Joseph Fiennes e Gwyneth Paltrow, onde em ambos podemos ver grupos de atores formados apenas por homens, que interpretam todo tipo de papel.
Somente no fim do século XVII, a Escola de Dança passou a formar bailarinas mulheres, que ganharam logo importância, apesar de terem seus movimentos ainda limitados pelos complicados figurinos. É aí que entra em cena a bailarina Marie Camargo, que encurtou as saias pela primeira vez na altura dos joelhos, causando grande sensação em Paris.
Com o desenvolvimento da técnica da dança e dos espetáculos profissionais, houve necessidade do ballet encontrar, por ele próprio, uma forma expressiva e verdadeira, afim dar um significado aos movimento da dança.
Assim no final do século XVIII, um movimento liderado por Jean-Georges Noverre inaugurou o "Ballet de Ação", isto é, a dança passou a ter uma narrativa, que apresenta um enredo e personagens reais, modificando totalmente a forma do Ballet de até então.

Essa história não acaba aqui não, ainda temos muuuuuuuuuuuito chão pela frente... Mas a continuação vai ficar pra próxima postagem, onde vamos entrar num dos períodos mais importantes da História da Dança: o Romantismo!!!!
Curiosos??? Então aguardem que muita água ainda vai rolar por debaixo da ponte...

Vou ficando por aqui...
Até a próxima pessoal!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário