sexta-feira, 10 de agosto de 2012

A Noite de Gala - Parte I

Eis um momento muito especial, tanto para professores quanto para os alunos: A Noite de Gala do Studio Dança Tamara Lisa. Um momento mágico que dura o ano todo, desde a escolha do tema, a confecção do cenário, figurinos, a escolha das coreografias para cada turma, os ensaios, a apresentação!!! Com certeza é inesquecível...
E eu me lembro que quando conversei com a Thais no começo do ano, quando então escrevi uma postagem sobre a criação da escola, ela me contou alguns aspectos da Noite de Gala e os desafios que a produção desse evento apresenta a cada ano que passa. E hoje nós vamos começar a nos aprofundar um pouco mais nesse assunto.

Montando um Espetáculo
"Nós temos um grande amigo, o nome dele é Jorge Costa, que foi professor da Tamara e nos deu muito apoio quando abrimos a escola. E desde o início ele sempre perguntava uma coisa que pode ser considerado um ponto de partida: "Qual é a cara que você quer dar pra sua escola?". Se a pessoa quer que o carro-chefe seja o Ballet Clássico, tem que se investir na montagem de ballets de repertórios."

A Escolha de um Tema
"Porém, no começo, nós não tínhamos elenco suficiente para fazer uma montagem como a do ano passado, que foi do repertório "O Quebra-Nozes". Por isso, nós optamos por realizar um espetáculo mais simples, e com um diferencial: pautando a realização do evento em cima de um tema. É um diferencial pois a maioria das escolas de dança montam o chamado "Divertissement", com a primeira parte inteiramente clássica e uma segunda parte com as demais modalidades, como Jazz e Dança Contemporânea. Em espetáculos como esse, as coreografias apresentadas não possuem nenhum tipo de "conexão", são muito diferentes uma da outra. A nossa intensão é justamente fugir desse clichê, e abordarmos temas que podem ser trabalhados de diferentes formas e, ao mesmo tempo, criando uma ligação entre todas as coreografias".

Uma Viagem pelo Mundo...
"O tema escolhido para a montagem do primeiro espetáculo foi "Viagem pelo Mundo", que apesar de ser simples, também foi bastante rico. A proposta era desenvolver coreografias que proporcionassem ao espectador uma verdadeira volta ao mundo em forma de dança, e em nossa pesquisa de campo nós conseguimos agregar muitos valores de cada um dos países escolhidos para a apresentação, como o folclore, a indumentária, os costumes, os ritmos musicais... Por conta disso outros ritmos se juntaram ao Ballet e ao Jazz, como foi o caso do Tango, representado pela Argentina, do Samba representado pelo Brasil e dos ritmos latinos como Salsa, Merengue e Mambo, representados por Cuba. Já os Estados Unidos tiveram três coreografias bem distintas: uma de Jazz (Chicago), uma de Danças Urbanas (Nova York) e uma de Country (Texas)."

"E é claro que nós não poderíamos deixar a parte clássica de fora!!! Como grande representante dessa viagem nós escolhemos a variação do Pas de Deux "Esmeralda". Como todos sabem, os ciganos são um povo nômade, que não ficam em um lugar por muito tempo. Foi por esse motivo que nós escolhemos como subtítulo "A Cigana Viajante pelo Mundo...". Além de Esmeralda, outros 3 personagens de repertório passaram por essa grande festa: Representando a França tivemos a variação feminina do 1º ato de Giselle, da Espanha veio Kitri, dançando a variação do 3º ato do clássico Don Quixote, e da Grécia veio a variação feminina do Pas de Deux "Diana e Acteon", que pertence ao 2º ato do repertório Esmeralda".

Obs: A variação de Esmeralda apresentada no espetáculo não pertence ao repertório de mesmo nome. Em outra ocasião escrevo uma matéria sobre esse repertório, ok?

Um Grande Sucesso!
"Como eu já contei uma vez, quando nós resolvemos mesmo realizar esse espetáculo, muitos pais ficaram inseguros e questionaram essa decisão, pois era o primeiro ano de funcionamento da escola e ainda haviam poucos alunos. Mas nós acreditamos e mesmo com o pouco nós conseguimos fazer uma festa linda e que acabou surpreendendo, e consequentemente aumentando as expectativas para o ano seguinte..."


E na próxima matéria abordaremos o espetáculo de 2010... Não percam!!!
Um grande bj!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário